O Blogue do Chico

O blogue dos blogues...

Um único produto vai permitir à Google mexer no "queijo" das duas rivais mais directas: Microsoft e Apple.
Com o sistema operativo Chrome, que está a ser desenvolvido desde o ano passado, a rainha dos motores de busca espeta uma faca no mercado dominado pela Microsoft com o Windows. E com o tablet que virá a acompanhar o Chrome, a Google mostra à Apple que o iPad não estará sozinho nas prateleiras dos portáteis-leitores-de-livros-electrónicos.
Nada disto é novo, mas o mercado andou tão concentrado no iPad que não prestou a devida atenção nas implicações de uma entrada da Google em dois mercados simultâneos. Ontem, um protótipo do design que o já apelidado "GPad" poderá ter apareceu na internet e reacendeu a discussão: o que é que a Google quer lançar com o tão falado sistema operativo Chrome? As imagens foram publicadas no site da Chromium, equipa responsável pelo projecto do sistema operativo, baseado em software de código aberto (open-source).
"Esta página contém explorações visuais de como o interface de utilizador de um tablet com sistema operativo Chrome poderá ser", pode ler-se na homepage da dev.chromium.org. As sete imagens disponibilizadas mostram um computador em formato slate (sem teclado), com enorme superfície de ecrã e aparentemente muito fino.
A equipa avisa que os interfaces apresentados são apenas conceptuais e que o design poderá vir a ser muito diferente. Mas as pistas deixadas pela Chromium são interessantes, como a possibilidade de apresentar o o teclado virtual de diferentes formas (normal, com uma divisão no meio ou ocupando apenas metade do espaço).
"O sistema operativo Google Chrome ainda está em desenvolvimento e estamos sempre a experimentar vários interfaces para determinar que tipo de design será capaz de produzir a melhor experiência para o utilizador", disse à Information Week um porta-voz da Google. Quanto ao lançamento, nada mudou: o Chrome vai chegar ao mercado no último trimestre de 2010 - a mesma altura em que a Microsoft e a HP lançam o Slate, portátil tablet anunciado pouco antes do iPad da Apple.
O que está por saber é se a Google e a HTC, parceira asiática que fez o hardware do telemóvel Nexus One, vão ter um GPad pronto também nessa altura. Porque é que isto interessa? O mercado quer saber mais do que nunca o que é que o Chrome vai fazer de diferente em relação ao Windows 7 (Microsoft) e ao Snow Leopard (Apple). O sistema da Google irá competir no mercado dos mini-portáteis, já que a sua função básica será aceder à internet - onde os serviços da Google (como e-mail, documentos, folhas de cálculo, editor de imagens, etc) estarão sempre disponíveis. Sendo o único sistema operativo criado de propósito para este tipo de netbooks, tem uma oportunidade única de ser o melhor. E para os consumidores que andam indecisos sobre um iPad, um Kindle ou um netbook de outra marca, a Google pode ter boas surpresas na manga.

0 comentários:

Enviar um comentário

Chat

Seguidores

O Blogue do Chico on Facebook

BlogCatalog

News & Media Blogs - BlogCatalog Blog Directory