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Após meses de rumores, Steve Jobs apresentou a última maravilha da Apple: um dispositivo revolucionário, com o tamanho de uma folha A4, que inclui uma série infindável de funcionalidades. Em Março estará no mercado por 499 dólares.

A Apple revelou ontem o iPad, dispositivo que durante meses andou a alimentar rumores.

Na conferência de imprensa - que contou com a presença do ex-vice-presidente Al Gore - o patrão da Apple, Steve Jobs, desvendou o iPad, leitor multimedia e de livros electrónicos, com capacidades de telemóvel. Estará no mercado em dois meses, em algumas das seis diferentes versões em que foi apresentado.

O iPad vai surgir em seis modelos com ligações Wi-Fi no final de Março e Wi-Fi mais 3G (apenas em Abril), com 16, 32 e 64 GB de memória interna. Os preços nos Estados Unidos vão de 499 (Wi-Fi e 16 GB) a 829 dólares (Wi-Fi, 3G e 64 GB). Os preços internacionais serão revelados mais tarde.

A Apple associou-se à AT&T nos EUA para o lançamento de um plano de preços de dados específico, enquanto os acordos com operadoras telefónicas internacionais serão revelados em Junho ou Julho.

Em termos de design, o iPad é um iPhone maior com um interface de utilizador fácil de usar. É uma terceira categoria de dispositivo, entre o telemóvel e o computador, em que o utilizador terá "toda a Internet na sua mão", sintetizou Jobs.

Tem ecrã táctil de 9,7 polegadas, semelhante ao leitor electrónico Kindle, mas com melhor design, usa um processador da Apple e uma bateria com autonomia de dez horas. Apesar do teclado virtual, acessível pelo ecrã, permite a ligação de um teclado externo, vendido à parte.

O iPad é uma inovação por congregar tecnologias já existentes. Posiciona-se entre vários equipamentos disponíveis, desde os netbooks aos leitores electrónicos de livros, mas ultrapassa-os em funcionalidades, oferecendo igualmente uma loja iBooks para livros e uma iWork com um conjunto de aplicações. Tem o tamanho de uma folha A4, com uma capa que protege o ecrã, acesso a correio electrónico ou a transmissões televisivas, a música, fotografias, redes sociais, mapas da Google e vídeos do YouTube, bem como a edições electrónicas de jornais ou videojogos.
As aplicações disponíveis na App Store correm no iPad sem problemas, garantiu Jobs, "bem como algumas de uma nova geração concebidas" para ele. A sincronização ao iTunes funciona como no iPhone, através de uma ligação USB pelo computador.

Após o anúncio, percebe-se que a Apple andou a criar suspense em diferentes indústrias, pelo que surgiram rumores ontem confirmados de que o novo equipamento iria ter influência nos jogos ou na leitura electrónica de jornais e de livros.

Mesmo o nome iPad já tinha surgido nos media, após a Apple ter registado o nome em Julho no Canadá, Europa e Hong Kong (e na Austrália, mas em 2007), sendo um termo mais recente do que o também falado iSlate registado há quatro anos. No entanto, o termo iPad está registado nos EUA pela Fujitsu e a Apple está a disputar o nome no organismo responsável pelos registos.

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