O Blogue do Chico

O blogue dos blogues...



A NASA iniciou ontem uma missão de três dias para tentar recuperar os seus mais valiosos instrumentos científicos da superfície de Marte. O mais urgente será perceber se a sonda Phoenix, que congelou perto do pólo norte de Marte, depois de cinco meses em escavações.

"Não temos expectativa de que a Phoenix tenha sobrevivido ao inverno, mas certamente queremos ter a certeza", disse Chad Edwards, engenheiro-chefe de telecomunicações do Laboratório de Propulsão a Jacto (JPL) da Nasa.

A Phoenix pousou em Marte em Maio de 2008, e passou cinco meses a escavar o solo e a participar em experiênciaspara determinar as características do terreno e tentar determinar se o árctico marciano é ou já foi capaz de sustentar vida.

A sonda confirmou a presença de água congelada e tornou-se o primeiro veículo espacial a tocar a água de outro planeta. A sua última comunicação com a Terra ocorreu em Novembro de 2008.

Pesquisadores dizem que é improvável que os painéis solares consigam acumular energia suficiente para recarregar as baterias da Phoenix. Mesmo se isso ocorrer, não há garantias de que os instrumentos científicos do equipamento estejam em condições de voltar a operar.

0 comentários:

Enviar um comentário

Chat

Seguidores

O Blogue do Chico on Facebook

BlogCatalog

News & Media Blogs - BlogCatalog Blog Directory